13 Capítulos de Bons Conselhos (Parte 2)

13 Capítulos de Bons Conselhos (Parte 2)

Suhbahs Diários de Maulana Shaykh Nazim

22 de Abril de 2011

A’uzubillah himinash shaitan nirrajim

Bismillah-ir Rahman-nir Rahim

Assalamu’alaikum wrh wbkt

Capítulo 5 – Cuide das pessoas pobres

  • Os pobres são os fracos. Dê a eles uma chance na vida para crescer – ajude-os. Muitos governos os ignoraram por séculos, Muslims individuais devem começar a se importar com tais desprivilegiados.

Comentário

  • Maulana tem dito em Suhbahs passados que a queda de todo governo foi porque eles não cuidaram dos pobres. Eles enriqueceram e deixaram seus cidadãos morrendo de fome, e este é o momento exato para o começo de uma revolução.
  • Há muitas maneiras de se ajudar os pobres. Alimentando-os abrindo refeitórios populares, e provendo necessidades básicas, são algumas das maneiras. Mas projetos a longo prazo, que os ajudam com projetos de auto-sustentação através de micro-financiamento são melhores. Desenvolvimento infraestrutural tal como providenciar água limpa e eletricidade, pode frequentemente transformar uma comunidade. Maulana tem financiado a escavação de poços na África há muitos anos. Patrocinar professores para trabalhar em escolas locais é um bom meio para aumentar os níveis educacionais e implantar habilidade na força trabalhadora.
  • Em uma vila em Cambodia onde nós começamos um projeto assim (Kampung Cham), a simples introdução de geradores permitiu que mesquitas e escolas ficassem abertas à noite, portanto as aulas religiosas puderem ser feitas após a oração isha’. Ao financiar o salário de um professor de inglês, nós fomos capazes de introduzir o inglês como matéria na escola, e começamos a plantar as sementes de uma força de trabalho alfabetizada e capacitada ao emprego.
  • Então há muitas maneiras de ajudar os pobres, é melhor fazer por si mesmo e não confiar que as muitas assim-chamadas organizações sem-fins-lucrativos o façam. Nós estaremos contentes em comparilhar nossa experiência, caso você deseje engajar-se em projetos similares, pois estamos fazendo este tipo de projeto pela Indonésia e pelo Paquistão desde a década de noventa, e apenas recentemente em 2009 na África (Sierra Leone) e no Sri Lanka (2010). Com o barokah de Maulana e permissão, nós temos a intenção de fazer muito mais este ano!

Capítulo 6 – Movimente serviços espirituais


  • Para grupos Naqshbandi em países ainda sem uma Dergah/Zawiyah, e que desejam atrair mais seguidores, eles devem alugar um Salão para Assembléias durante duas horas por semana, e anunciá-lo como um Centro Espiritual ou um Centro de Cura. Prepare bebidas gratuitas (café, chá) para os visitantes, e abra uma sessão para qualquer um que tenha questões sobre Espiritualidade; deve ser aberto para as pessoas visitarem e fazerem perguntas gratuitamente, para que eles ganhem entendimento do significado da existência.
  • Um dos visitantes falou então para Maulana: “Maulana, venha você também (para estes encontros Espirituais), inshaAllah. Venha, inshaAllah, o tempo inteiro comigo. Esteja comigo o tempo inteiro.” Maulana respondeu: “Se você me chamar, eu irei.”

Comentário

  • Em um Suhbah passado, Maulana disse: “Aqueles murids que não podem vir até mim, eu irei até eles.”
  • Em Haqiqatul Haqqani, Maulana disse: “Eu fui encarregado de deixar claro a vocês, que a qualquer momento que alguém está perdendo controle sobre si mesmo, ou está em uma posição difícil, eles podem estar em contato com meu coração imediatamente. Se eles apenas pensarem sobre mim, eles farão uma relação (contato) comigo imediatamente. Eles apenas precisam se lembrar de mim, isto fará com que eu olhe para ele ou ela. Esta conecção fará uma corrida poderosa através de você rapidamente, e você estará protegido de cair em uma situação perigosa. Não é o meu Poder Espiritual, mas eu estou em contato com uma corrente, uma corrente que está conectada ao nosso Senhor através de Santos. Eu sou a última parte da corrente que alcança vocês. É tal qual um plugue que você pode conectar com eletricidade.”
  • Também, no mesmo Kitab (livro), está escrito: “Se a qualquer momento um Murid chama Shaykh Nazim dizendo ‘Madad, Ya Sayyidi’, Maulana imediatamente envia um Olhar Divino para seu coração, e o coração desde murid é aceso por uma Luz Divina.” Você tem que acreditar!

Capítulo 7 – Não saia de noite

  • Maulana aconselhou os visitantes a manterem os Caminhos do Profeta (saw), a fim de estar seguro aqui e na vida futura. Ele então os lembrou de manter seus filhos em casa ao maghrib, pois shaitan agora está atacando a humanidade em uma escala completa; ele sabe que nós estamos nos aproximando do Dia da Ressurreição e quer atrair o máximo de humanos para o Fogo, conduzindo a humanidade para fora do Caminho Justo.
  • Shaitan é mais ativo à noite, por isso Rasulullah (saw) deixou este wasiyyah (conselho) para a Ummah: “Quando a noite cair (maghrib), mantenha seus filhos dentro de casa, pois os demônios estão livres e soltos a esta hora.”

Comentário

  • Shaitan sabe que os jovens são impressionáveis e ingênuos. Eles estão no primor de suas vidas, e estão transbordando de luxúria e desejos – portanto eles são fáceis de se pegar, maduros para a colheita.

 

Capítulo 8 – Evite cidades grandes

  • Maulana disse que é perigoso permanecer em cidades grandes. Os convidados foram aconselhados a se mudar para a segurança de pequenas vilas no interior. As catástrofes maiores vão atingir as cidades grandes primeiro, haverá muitas mortes, e destruição em massa das construções ali. Maulana os lembrou de sempre rezar por ele, e de manter os Caminhos dos bons.

Comentário

  • Maulana dedicou um Suhbah anterior inteiro somente a isto.

Capítulo 9 – Ensine habilidades práticas aos seus filhos

  • Maulana aconselhou seus convidados a ensinarem habilidades práticas aos seus filhos, habilidades que irão ajudá-los a sustentar suas famílias mais tarde, ex: carpintaria. Tantas universidades estavam agitando nossos graduados com conhecimento de papel, e estes pobres graduados têm sido incapazes de achar emprego.
  • Portanto busque habilidades práticas, como trabalhar com suas mãos, em vez de conhecimento de papel teórico, que não têm nenhuma aplicação de fato no mundo real. Um diploma é só um pedaço inútil de papel se não puder garantir um emprego. Treine as crianças desde uma idade jovem para que adquiram habilidades práticas; estas pessoas nunca irão passar fome, sempre necessitam delas nas comunidades.

Comentário

  • Novamente, isto foi aprofundado por Maulana em um Suhbah anterior.

 

Capítulo 10 – Faça com que seus filhos se casem!

  • Maulana disse que isto era um Wasiyyah (conselho) que ele estava dando aos convidados, que eles deveriam fazer casar seus filhos quando eles atingissem a idade, pois este é um momento e uma era terrível para que os jovens estejam solteiros.
  • Shaitan recrutou centenas e milhares de mulheres, que agora estão trabalhando para shaitan, para tentar os homens e levá-los ao adultério e à fornicação. Shaitan está usado-as para destruir os jovens. Maulana lembrou-os que elas deveriam tentar viver suas vidas, que não machuca ninguém.

Comentário

  • Relações livres, levando ao sexo casual, são a arma derradeira de shaitan hoje em dia. Devido a extrema permissividade da sociedade de hoje em dia, há uma atitude liberal em relação a isto, e homens e mulheres estão machucando uns aos outros e destruindo a moral e dignidade dos outros quando cedem às relações sexuais fora do casamento. Novamente, esta questão foi extensivamente trabalhada em um Suhbah anterior.

Capítulo 11 – Práticas diárias da família

  • Maulana aconselhou os convidados a “recitarem Rabunallah, Hasbunallah, e Ele irá protegê-los”
  • Quanto aos jovens não é necessário forçá-los a irem à mesquita, e eles foram aconselhados a rezar pelo menos dois raka’ats diariamente em casa.

Capítulo 12 – Sobre suas mulheres

  • Maulana aconselhou aos convidados para não deixarem suas esposas e filhas sozinhas em casa, sem um membro masculino da família acompanhando-as. É perigoso fazer isto!
  • A não ser que estejam trabalhando, é melhor que as mulheres fiquem dentro de casa. Se elas necessitam de algo de fora, ex: mantimentos, é melhor que os homens comprem em seu lugar. Maulana disse “Se você deixá-las sair, elas podem não voltar para casa em segurança.”
  • Como chefe do lar, este deve sempre saber para onde vão os membros da família, quando eles saem de casa, pois estes são tempos incertos.

Capítulo 13 – Estabeleça um Baitul Mal em sua comunidade

  • Isto é como um fundo da Comunidade, de onde os membros podem fazer empréstimos, sem juros. É uma Associação Islâmica, e todos devem contribuir para ela, cada de acordo com seus meios. Cada lar Muslim deve ter uma “caixa de doação do lar”, onde uma doação diária é feita por cada membro da família, e uma vez por semana, o conteúdo dessa caixa é esvaziado e enviado ao Baitul Mal.
  • Conforme a quantia cresce, Allah vai derramar barokah sobre ela, é uma poupança abençoada da Comunidade. Pode ser usada para ajudar completamente, ou para empréstimos sem juros, para necessidades essenciais, assim como nós vemos em projetos de micro-financiamento que ajudam a construir independência financeira em empreendimentos a curto prazo.

Comentário

  • Traduzido literalmente, Baitul Mal significa Casa de Riqueza. Na realidade, é como uma poupança central para a Comunidade, onde todos contribuem de acordo com suas habilidades, e isto é usado como uma rede de segurança para ajudar os membros menos afortunados daquela Comunidade em particular.
  • Pode haver membros afligidos por doenças ou acidentes, desemprego ou outros pesos inesperados, portanto doações e empréstimos sem juros podem ser desembolsados deste fundo para ajudar todos aqueles que precisam deles. É tal qual um Programa de Bem-estar Social, mas sem o abuso e o mau-uso igual ao que vemos hoje nos países ocidentais.

Al-Fatihah

 

Esta série de Suhbahs em inglês de 22 minutos pode ser vista em www.Saltanat.org. Saltanat TV é o Site Oficial de Maulana Shaykh Nazim, sancionado e aprovado por ele pessoalmente.

 

This entry was posted in 2011 @pt-br, Abril and tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.