O Verdadeiro Motivo pela Crise Econômica

Resumo do Suhbah de Maulana Shaykh Nazim

17 de dezembro de 2009, quinta-feira

O Verdadeiro Motivo pela Crise Econômica

A’uzubillah himinsh shaitan nirrajeem

Bismillahir Rahman-nir Raheem

Assalamu’alaikum wrh wbkt

  • Maulana disse que desastres ou dificuldades recaem sobre o Homem porque ele esqueceu-se de Allah. Cada vez que o Homem se torna negligente, Allah envia a ele Maldições Divinas, e sua vida se torna tumultuosa. Mas para aqueles que estão sempre com Allah, Allah diz: “La khaufun alaihim, walahum yakhzanun”, que significa: não há temor neles, e eles não têm com o que se preocupar. Compare e contraste estes dois grupos de seres humanos.
  • Qual é o motivo da recente crise econômica que abalou o mundo? Ninguém foi poupado: os pobres, os ricos, cidadãos comuns e líderes mundiais – todos foram afeados. A crise trouxe sofrimentos internos e externos para muitos, fez muitos perderem a tranquilidade mental e a felicidade. Muitos recorreram ao álcool para afogar as mágoas… Maulana pergunta se algum de nós sabe a solução para esta crise, pois ficar bêbado certamente não é a solução para ela.
  • Países, há muito orgulhosos por serem líderes mundiais, subitamente foram forçadas a se ajoelhar. Da noite para o dia, fortunas se esgotaram, economias foram destruídas, e moedas tornaram-se sem valor. E ainda assim, isso é só o começo, o que aconteceria se Allah enviasse uma segunda ou terceira onda de desastres econômicos? O mundo seria levado à beira da ruína.
  • Através desta crise, Allah está mostrando a todas as pessoas poderosas, que não são ELES que detém o reino deste mundo. Allah é o Todo-Poderoso, este mundo está sob Controle Divino, NÃO controle humano, e Ele tem somente que abrir uma pequena fenda na superfície desta terra e muitas pessoas serão inevitavelmente engolidas. Allah está enviando um alerta claro a todos que transgrediram os limites de Allah; Allah está dizendo: “Ó Homem, você deve saber os seus limites, você deve ter ADAB em relação ao seu Senhor!”
  • Allah está lembrando ao Homem: “Eu não o criei, ó Homem, para ajuntar riquezas ou posses nesta vida mundana!” O Homem deve dar-se conta do propósito pelo qual ele foi colocado na terra. Não foi para juntar montes de riquezas, pois este mundo e seu conteúdo não tem valor algum na Presença Divina. Então por que estamos juntando/colecionando/correndo atrás/chorando por aquilo que não tem valor aos olhos de Allah, e o que NÃO é o nosso propósito buscar quando fomos enviados para cá?
  • Então qual é a solução para esta crise? Maulana diz que para toda questão, há uma resposta no Sagrado Qur’an, se você desejar buscar a resposta ali. Para toda doença, há uma cura. Para todo problema, há uma solução. Allah é O Bondoso, nunca cruel. Ele dá a cura, a resposta, a solução para tudo que deixa o Homem doente, se o Homem for humilde o suficiente para buscar ajuda d’Ele.
  • Tantas pessoas leram o Qur’an, em Makkah e em Medina, tantas memorizaram o Qur’an, tendo lido completamente o Livro Sagrado milhares de vezes, e ainda assim Maulana pergunta: o que eles aprenderam destas leituras? O Livro Sagrado deve somente ser lido, sem ninguém extrair seus segredos e orientações?
  • Maulana diz que o Homem fica envergonhado quando alguém se refere a ele (ao Homem) como Servo de Allah (Abdullah), especialmente alguém que tem um grande cargo, como se esta frase fosse humilhante para ele. Deve-se reconhecer que se é SERVO de Allah, é honra para nós que sejamos Seus servos.
  • O Homem está ocupado falando dia e noite, mas em sua conversa, ele nunca fala e clama aos seus próximos: “Ó Homem, tente agradar seu Senhor, e busque fazer o seu MELHOR para os seus próximos!”
  • Maulana revela que a solução para esta crise econômico está em um Ayat da Surah At-Talaq: “E quem quer que TEMA ALLAH, Allah irá mostrá-lo uma solução para o seu problema.”
  • O Homem não TEME Allah hoje em dia, eles temem falar a verdade por medo de perder seus cargos ou meios de subsistência. Por exemplo, o Homem está construindo arranha-céus, assim como previsto por Rasulullah (saw) catorze séculos atrás. Por quê? É o ato de Namrud que desafiou Allah, um ato que desagrada ao Profeta (saw) e cada vez que os Anjos veem o Homem construindo algo maior que dois andares, eles dizem: “Ó Homem, a terra de Allah é tão imensa, não basta para vocês?” Ainda assim, nenhum Ulama fala contra este ato, quando consultados por seus Reis.
  • Por que os Ulamas temem seus Reis? A vida de um Rei jaz entre dois sopros. Se ele inspira e Allah não o dá permissão para expirar, ele morre. E se ele expira e Allah não o dá permissão para inspirar novamente, ele morre. E ainda assim você teme o rei e não Allah? Aconselhe e fale a verdade, não tema perder seu status/subsistência.
  • No começo deste século, Allah enviou um terremoto para a China de magnitute 8.5 na Escala Richter, e um milhão de pessoas morreram. Isto é fácil para Allah, Ele diz SÊ e então É. Allah pode destruir esta terra num piscar de olhos. Ninguém está a salvo de qualquer desastre, a não ser que esteja protegido por Allah. Se você não tiver proteção divina, você perecerá.
  • Este é um alerta enviado neste Mês Sagrado. Ó Muslims, separem-se de dunia, e fixe suas metas em agradar Allah, se quiser segurança neste mundo e no mundo vindouro. O Dia do Julgamento está muito, muito próximo! Esta é uma Declaração Divina, se vocês a negarem, e voltarem suas costas para este conselho, nada será capaz de salvá-los de perecer. Os Anjos estão observando, quem dentre o Homem aceita este conselho e quem o ignora.
  • Ó Homem, faça o seu melhor para Allah, isto é o suficiente para Ele. Diga a Allah: “Ó Allah, estamos fazendo nosso melhor para você, por favor, aceite isto de nós.” Tais pessoas serão salvas.
  • Ó Ulama, não fiquem bravos comigo, sua ira não irá me afetar, afetará somente a vocês mesmos.

Al-Fatihah.

This entry was posted in 2009 @pt-br, Dezembro, Suhbah @pt-br. Bookmark the permalink.