13 Capítulos de Bons Conselhos (Parte 1)

13 Capítulos de Bons Conselhos

Suhbahs Diários de Maulana Shaykh Nazim

22 de Abril de 2011

A’uzubillah himinash shaitan nirrajim

Bismillah-ir Rahman-nir Rahim

Assalamu’alaikum wrh wbkt

(Estes Capítulos são pequenos trechos de notáveis conselhos, dados enquanto Maulana falava para diferentes convidados, para que levemos vidas saudáveis, felizes.)

Capítulo 1 – O Natural é o Melhor

  • Busque coisas naturais na vida, coisas artificiais são as piores coisas para se trazer para nossas vidas. Corra para a natureza, e fuja de tudo que é feito-pelo-homem e artificial!
  • Maulana deu o exemplo de como ele toma um copo de suco amargo de laranja, três vezes ao dia – de manhã, ao meio-dia e de tarde – e, fazendo isso, ele nunca precisou de medicação para resfriado/gripe comum. Aquele que estabelece como meta ingerir frutas e sucos naturais, não terá problemas com doenças.
  • Maulana disse: isto é uma declaração a toda a Humanidade, que largar as coisas artificiais é melhor para esta Ummah.

Comentário

  • Busque alternativas naturais em tantos assuntos quanto é possível para o ser humano.
    1. Se você deseja comer, coma o produto natural fresco, não os processados, enlatados ou conservados. Evite comida geneticamente-modificada, e comida que recebeu hormônios, a todo o custo!
    2. Use ingredientes naturais ao cozinhar, evite comida instantânea e não-saudável.
    3. Use remédios naturais, em vez de depender de misturas farmacêuticas. Leia um excelente Suhbah passado sobre esta questão.
    4. Ande no parque, em vez de em uma esteira!
    5. Compre flores reais para seus lares, em vez de flores falsas de plástico.
    6. Aqueça a comida com fogo, em vez de usar o micro-ondas.
    7. Diriga seu carro com a janela abaixada, em vez de usar o ar-condicionado.
    8. Evite maquiagem e esmalte, use colírio e hena em vez disso.
  • Um incidente famoso que aconteceu no tempo do Profeta (saw), foi quando um Rei vizinho ofereceu seus melhores médicos para estar à disposição do Profeta (saw). Apesar de terem ficado em Medina por um longo tempo, os doutores não tinham pacientes para tratar, dentre os Companheiros do Profeta (saw), pois eles estavam todos no primor da saúde.
  • Compare esta situação ao mundo de hoje, onde os hospitais estão abarrotados com milhões de pessoas fisica, espiritual e mentalmente doentes. Tantas pessoas estão sofrendo de doenças crônicas que tornam suas vidas miseráveis, e são um peso para os outros.
  • Com certeza nós podemos perceber que algo muito errado está acontecendo com nossa comida, remédios e ambiente, onde muitas pessoas estão doentes a vida toda, enquanto hospitais e indústrias farmacêuticas faturam bilhões em lucros. Nós devemos estar fazendo algo de errado, e este simples conselho de Maulana é a chave para uma vida saudável.

 

Capítulo 2 – Conselho para os novos pais

  • Mães grávidas não deveriam ir ao médico, pois as medicações e investigações (tal como ultrassom, extração de fluido amniótico para teste de DNA, etc) são perigosas para o bebê, e podem resultar em crianças nascendo deficientes ou com problemas médicos, como por exemplo: buraco-no-coração. Tantas pessoas têm trazido estas crianças para Maulana, e ele está percebendo que o doutor contribui para o surgimento de tais doenças neonatais. Maulana disse que tal inferferência por parte dos médicos deixa Allah irritado, e dá desprazer ao Profeta (saw), então é seu dever informar os fiéis disso.
  • Maulana disse muito firmemente que, uma vez que a mulher tem a gravidez confirmada, o casal deve fazer o seguinte:
    1. Abater uma ovelha (assim como durante o Qurban), para a honra do Shaykh Sayyid Abdul Qadir Jilani (q) e Sayyidatina Nafisatul Thohiah (q), e alimentar os pobres com a carne. Estes dois Santos então se tornam responsáveis para completar o desenvolvimento do bebê no ventre da mãe.
    2. A mãe deve usar dois Tawizes, uma para si mesma e outro para a criança não-nascida.
    3. Quando o bebê finalmente nasce, ponha aquele Tawiz nele(a).
    4. A caridade deve ser feita diariamente, em nome tanto da mãe quanto do filho não-nascido.
    5. Mulheres grávidas devem ser auxiliadas apenas por parteiras, e não médicos.
  • Isto é o suficiente para o nascimento de uma criança saudável, não há necessidade de check-ups semanais pré-natais que são caros, invasivos e desnecessários, feitos com obstretas.
  • Em um Suhbah dado no dia 24 de fevereiro deste ano, Maulana disse: “Quando você engravidar, não vá aos médicos; uma parteira será o suficiente. Hoje, estão trazendo muitas crianças deficientes para mim, tudo por causa dessas máquinas que os médicos põem em suas barrigas. E depois que estragam, elas vêm para mim e dizem: ‘Vamos Shaykh Effendi, reze para consertar esta situação!” Bem, você a arruinou, como eu poderei consertá-la, agora? Preste atenção a isto. Avise-as! Uma parteira pode ajudar no parto de toda uma vila ou de toda uma cidade! Hoje em dia os médicos usam máquinas imediatamente, dizendo: “Corte a barriga dela!” Um bebê sabe por onde sair; ele sairá por onde entrou, mas como explicar isto? Ninguém entenderá.”

Comentário

  • Por milhares de anos, as mulheres deram à luz com a ajuda de parteiras, e se recuperaram através de massagem e ervas. Até mesmo hoje, muitas comunidades tradicionais ainda preservam e praticam estes métodos tradicionais de cura das antigas. A cesariana é uma invenção recente, desaprovada pelo Islam. Muitas mulheres estão escolhendo cesarianas eletivas hoje em dia, isto é, elas desejam passar por uma por conveniência e para evitar a dor do parto, outras escolhem a cesariana somente para a criança nascer em uma data propícia!
  • O Maqam de Sayyidah Nafisatul Thohirah (q) fica no Egito, ela é uma Ahlul Bayt com uma história de vida das mais piedosas e ilustres. Os egípcios visitam seu santuário ao longo do ano e particularmente no mês sagrado do Ramadan, e eles rezam para Allah através dela para a recuperação de doenças e infecções. Sua Mesquita e Maqam tem um lugar único nos corações dos Egípcios, e a felicidade dos recém-casados não está completa, se seu casamento não ocorre no local de Sayyidah Nafisah. Os egípcios visitam sua mesquita/santuário diariamente para rezar por um casamento bem-sucedido.

 

Capítulo 3 – Faça anotações e estude os Suhbahs!

GrandShaykh and Maulana Shaykh Nazim

  • Maulana disse aos seus visitantes que toda vez que o GrandeShaykh Abdullah estava falando, ele (Shaykh Nazim) estava sempre fazendo anotações, para refletir e revisar mais tarde. Apesar do fato de ter somente papel simples e lápis, volumes massivos de notas eram feitos. Maulana lamentou o fato de que é incrível como os murids/visitantes/convidados de hoje em dia têm a sua disposição câmeras para filmar, gravadores, telefones celulares que podem gravar os Suhbahs, e mesmo assim poucos se importam em fazê-lo!

Comentário

  • Shah Naqshbandi al-Uwaisi al-Bukhari (q), Imam de nossa Tariqah, disse: “Nosso Caminho é o Suhbah, e há Bondade na Reunião.” Shaykh Adnan Kabbani ensinou que Shah Naqshbandi disse estas palavras 12.000 vezes durante sua vida, correspondendo ao número de vezes que Rasulullah (saw) realizou o Mi’raj, onde o conteúdo de apenas um Mi’raj foi exposto às pessoas comuns. Cada Suhbah de Shah Naqshbandi costumava ensinar uma Jóia, um Segredo, de um Mi’raj, uma Ascenção de Rasulullah (saw).
  • Cada palavra murmurada pelos Santos em cada associação (Suhbah) é uma Jóia preciosa. Nós devemos ser como criaturas famintas, morrendo de fome, na presença de nosso Shaykh, degustando cada palavra, anotando cada chave que ele concede, e gravando em nossos corações cada abertura que ele desvenda. Alguns visitantes pensam que Maulana é apenas um velho divagando sobre democracia e punições Divinas. Astaghfirullah. Maulana não é nem senil, nem demente, ele está sempre no cume da agudeza mental, e fala a todo o presente baseado no que é revelado ao seu coração, dos segredos das Tábuas Preservadas. Em Haqiqatul Haqqani, um livro aprovado pelo próprio Maulana, e escrito por nosso amado Shaykh Adnan, GrandeShaykh disse: “Shaykh Nazim é um tajalli, ou uma Luz de Allah Onipotente. Quando ele fala, não o ouça enquanto Shaykh Nazim, mas ouça como se Allah Onipotente estivesse falando para você.”
  • Nós devemos mostrar o mais alto respeito e adab na presença de Maulana. Nós não devemos levantar a voz, e nós não devemos falar a não ser que falem conosco. Nós devemos evitar fazer piadas e brincadeiras (alguns o fazem para demonstrar familiaridade) e nós não devemos questioná-lo ou embaraçá-lo com louvores excessivos. É melhor manter a boca calada, e o coração e os ouvidos bem abertos, quando em sua presença. Há um significado em todos os seus gestos, piadas e observações casuais, portanto anote tudo e revise mais tarde; frequentemente, você verá a sabedoria do que ele diz mais tarde, depois de ter retornado ao seu país.

 

Capítulo 4 – Nenhuma permissão ainda para os murids realizarem Umrah/Haj este ano

  • Devido à incerteza política e instabilidade na região do Oriente Médio, ainda não há permissão para os murids realizarem Umrah ou Haj este ano, até o sinal verde ser dado por Maulana para que seus murids o façam.

Comentário

  • Eu fiz a mesma pergunta a Maulana quando o visitei no dia 12 de Março, e ele me deu a mesma resposta, apenas acrescentou que no Ramadan, ele talvez receba uma resposta firme sobre esta questão.
  • O adab na tariqah é buscar permissão em todos os assuntos, especialmente a respeito de uma viagem de longa distância, casamento e divórcio. Infelizmente, muitos murids veem isto como uma formalidade, e compram passagens e fazem agendamentos antes de pedir permissão. Alguns até nem se preocupam em pedir permissão!
  • Foi mencionado em alguns hadith, que haverá derramamento de sangue em Arafah durante o Haj, quando Imam Mahdi (as) emergir, portanto é muito importante pedir permissão antes de ir, mesmo que seja uma boa ação realizar o Umrah/Haj. Considerando os muitos desastres naturais ocorrendo mundo a fora, a crescente agitação política, as partículas nucleares do Japão, etc, seria prudente pedir permissão antes de qualquer viagem, não somete para o Umrah/Haj.

Al-Fatihah

 

Esta série de Suhbahs em inglês de 22 minutos pode ser vista em www.Saltanat.org. Saltanat TV é o Site Oficial de Maulana Shaykh Nazim, sancionado e aprovado por ele pessoalmente.

 

This entry was posted in 2011 @pt-br, Abril and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.