Perguntas que mudarão a sua vida para sempre
Resumo dos Suhbahs Diários de Maulana Shaykh Nazim
15 de abril de 2010, Quinta-Feira
A’uzubillah himinash shaitan nirrajeem
Bismillah-hir Rahman-nir Raheem
Assalamu’alaikum wrh wbkt
- No poderoso Suhbah de hoje, Mawlana fez perguntas que provocam o pensamento, sendo cada questão o fundamento da orientação para a humanidade.
- Mawlana começou fazendo a primeira pergunta séria, que ele dirigiu a todos os pregadores Muslims, e lírderes de congregações Cristãs e Judias. Enquanto o Homem caminha em direção aos Oceanos de Misericórdia de Allah, quem é que fica em seu caminho, buscando previnir o Homem de atingir a bênção eterna e felicidade? Quem é tal inimigo determinado, cruel e implacável, que permanece entre nós e a segurança? É muito importante para nós que estejamos conscientes dessa questão, para que possamos entender as respostas para a pergunta que segue.
- O inimigo é Shaytan, nosso inimigo declarado, e a recitação de Bismillahi ‘r-Rahmani ‘r-Rahim é a Espada Divina; use-a para decapitar e destruir Shaytan e seus ajudantes, quando eles ficarem no caminho de seu progresso espiritual.
- O próximo conjunto de questões é como segue (novamente, ele foi dirigido às pessoas de todas as religiões): Qual é a maior honra, a maior categoria que pode ser atingida por um ser humano? Qual é a maior distinção, o maior título para os Filhos de Adão? Qual é a mais valiosa realização humana?
- O Profeta (saw) respondeu estas questões em um único Hadith, tão deslumbrante este Hadith que capturou a essência de todos os ensinamentos Proféticos dos 124.000 Profetas que Allah enviou à Humanidade. Nele está contido tudo que um ser humano precisa saber sobre sua jornada, tudo que ele deve praticar em sua vida mundana e tudo que ele deve se esforçar para conseguir – tudo isto está contido e selado perfeitamente no Hadith seguinte: O Profeta (saw) disse: “Eu sento como um servo se senta, e eu como tal qual um servo come.” Por que o Profeta (saw) disse isto, o que ele queria ensinar a nós neste Hadith?
- O Profeta (saw) está ensinando sua Nação (Ummah) inteira, que tudo que ele faz, ele faz como um servo de Allah. Isto é uma lição para toda a Humanidade! Esta foi a missão de sua vida – o Profeta (saw) viveu todo momento de toda a sua vida mundana apenas buscando atingir a servidão para seu Senhor Onipotente. Ele nos mostrou que vivia como um servo de Allah em cada situação, e ele é o exemplo para toda a Humanidade!
- Desde Sayyidina Adam (as) até Sayyidina Muhammad (saw), todo Profeta era um servo devoto de Allah, e todo Profeta convidou a sua Ummah a seguir seu exemplo. “Ó nosso povo, nós somos apenas servos de Allah, nós os convidamos para serem servos de vosso Senhor também.” Então esse Hadith resumiu toda missão Profética que todo Profeta veio realizar – convidar à servidão!
- Uma vez que o Profeta (saw) sentava-se como um servo se senta, e comia como um servo come, somente com o título de Abdullah (servo de Allah), de onde o Homem tirou todos os seus títulos pomposos e feitos-pelo-homem dos quais ele se orgulha tanto? O caminho justo é o caminho da servidão, o Profeta nunca se elevou com um título mundano e ele estava satisfeito em ser conhecido como servo de Allah. “Você deve tentar seguir o meu caminho” disse o Profeta, “deve se lembrar que você não é nada senão um servo fraco.”
- Como tal, Mawlana nos aconselhou a não viver sob um título imitado (falso), e não iludir pessoas para que pensem que você é alguém importante por ter vários títulos ligados ao seu nome, pois isso é meramente trapecear consigo mesmo. Tantas pessoas vivem em dunya, assumem tais títulos pomposos e mundanos e então enganam aos outros (e a si mesmo) para que estes creiam que eles atingiram alguma honra. Tais títulos mundanos são como jóias falsas. Alguém em sã consciência troca jóias verdadeiras (servidão) por jóias falsas (títulos mundanos inventados)? Só porque você está usando roupas caras, ou está sentado em uma cadeira importante (ex: CEO, Presidente, etc), você deixa a servidão e anda por aí arrogantemente? Quando a morte ataca, você repentinamente é privado de suas roupas e assentos, e é apenas então que vê a natureza falsa do que pensava que lhe trazia honra. Mas então é muito tarde, você apenas pode se arrepender na futilidade. Tantas pessoas abandonaram este conselho Profético (de, em dunya, buscar somente a servidão) e caíram na armadilha de Shaytan buscando honra mundana imitada; daí a importância de saber que Shaytan é nosso arqui-inimigo, que é o motivo de Mawlana ter feito a primeira pergunta.
- Antes de fazer a próxima pergunta, Mawlana mencionou o fato de que Jesus (as) também era um servo de Allah, assim como seus irmãos na Profecia. A prova jaz no fato de que, se Allah realmente tivesse um filho, este ponto altamente importante teria sido mencionado desde o tempo de Sayyidina Adam (as), mas mesmo assim nenhuma menção a este fato foi feita por algum Profeta no Antigo Testamento inteiro. Sayyidina Adam (as) teria dito: “Ó pessoas, o Senhor tem um Filho, então venerem a Ele.” Mas nenhuma declaração assim foi feita por algum Profeta. Quem deu aos Cristãos o direito de elevar Jesus à posição de filho de Deus? Em nenhum momento Jesus disse: “Meu pai é o primeiro Deus, e eu sou o segundo Deus.”
- Em vez disso, foi mencionado na Bíblia, que Jesus disse: “O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouça, Israel, o Senhor nosso Deus, é um único Senhor.” (Marcos 12:29). E outra prova do Deus Único é extraída destas citações na Nova Versão Internacional da Bíblia*: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (Timóteo 2:5); “Não nos criou um mesmo Deus? Por que agimos aleivosamente cada um contra seu irmão, profanando a aliança de nossos pais?” (Malaquias 2:10); “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.” (Tiago 2:19).
- A tradução ao português foi retirada do site bibliaonline.com.br, e não corresponde exatamente à versão mencionada no artigo.
- Então em que parte do Antigo Testamento foi anunciado que Deus tinha um filho? E em que parte do Novo Testamento Jesus reivindicou ser Filho de Deus? Ele nunca reivindiciou, ele também proclamou sua servidão (assim como todos os outros Profetas) e convidou seu rebanho a ser o mesmo (servos).
- A terceira pergunta foi dirigida especificamente aos líderes de todos os respectivos rebanhos de pessoas religiosas, independente de suas religiões. Mawlana disse: “Eu não estou perguntando qual é a sua religião. Não. Eu estou perguntando: qual é seu objetivo principal, como um líder para seu povo? O que você foi ordenado a fazer para seus rebanhos? Qual é sua missão mais importante, como um guia para seus seguidores?”
- Em resposta, Mawlana disse a estes líderes: “Você deve andar no caminho justo, e você deve construir uma barreira – uma parede – durante todo o caminho, para que seus seguidores estejam protegidos durante aquele caminho – protegidos de caírem na armadilha de Shaytan! Líderes religiosos devem defender todos os seus seguidores de Shaytan, para que estes não sigam Shaytan, pois uma vez que uma pessoa segue Shaytan, ela cairá na armadilha, e uma vez que cai na armadilha, ela cairá no Inferno! Sua missão e dever mais importante é chamar seu rebanho sem medo: “Ó povo, o caminho do mal é o caminho do demônio. Não vá por esta estrada, ela te conduz ao Inferno.”
- Ó líderes, lutem arduamente contra Shaytan, trabalhem incansavelmente para salvar seus seguidores, chame-os sem fatiga ou letargia. Você não pode se chamar de líder se você não se importa em salvar seus seguidores! Se vocês os vê no caminho errado, aconselhe-os: Ó meu povo, o caminho que estão tomando é um que leva ao extravio, ele leva ao Fogo. Todo conhecimento e dor que o Homem sofre nessa vida mundana e na vida futura é trazido pelo demônio – por seu conselho, seu estilo de vida e sua ideologia – portanto, evitem-no!
- Líderes devem educar seus rebanhos para o perigo terrível que reside em fazer amizade com Shaytan e dar a ele um lugar em suas vidas. Eles devem relembrar seus seguidores com esta chamada dia e noite: “Cuidado com demônio, cuidado com o demônio!” Este é um aviso Divino que deve soar nos ouvidos do homem, a todo momento. Assim como nós tomamos cuidado (e nos afastamos) quando vemos uma casa com um sinal de “Cuidado com o cão”, nós devemos ter um sinal “Cuidado com o demônio” em nossos corações e lares, a todos os momentos, para que sempre sejamos lembrados de fugir do demônio impiedoso, para os braços de nosso Senhor misericordioso. Afinal de contas, Mawlana disse: quem é mais perigoso, o cachorro ou o demônio?
- Ó líderes, não percam tempo com discussões mesquinhas e politicagem! Combatam Shaytan, não uns ao outros. Os seres humanos devem ser instruídos e mostrados que seu mais cruel e mortal inimigo é Shaytan. Eles devem conhecer o inimigo, caso contrário eles não fugirão dele. Os humanos de hoje em dia, mesmo os instruídos, esqueceram-se deste ponto pertinente, portanto eles saem da zona segura, e eles são engolidos pelo Fogo que Shaytan traz. Então preguem para seus rebanhos dia e noite: “Ó fiéis, cuidado com Shaytan, ele é seu verdadeiro inimigo!” Ensine isto a todos os seres humanos no planeta, para cada criança, cada mulher e cada homem.
- Nós talvez até queiramos colocar a escrita em caligrafia islâmica de A’udhubillahi min ash-shaytan ir-rajim and Bismillahi ‘r-Rahmani ‘r-Rahim em nossos lares, como lembranças constantes da ameaça mortal de Shaytan.
- Nós devemos permanecer no caminho verdadeiro, e nós devemos não mentir a nós mesmos. Como podemos saber se estamos no caminho verdadeiro ou não? Em um Hadith, O Profeta (saw) disse: “Busque orientação de sua própria consciência, pois sua consciência nunca mente para você”. Você pode ter o suporte de todas as pessoas a sua volta, até mesmo dos assim-chamados instruídos, mas se sua consciência diz que você está errado – então você está. E você pode ter todos contra você, até mesmo os influentes e poderosos, mas se sua consciência diz que você está certo – então você está. Então nós devemos perguntar a nosso eu interior – e nossa consciência – antes de qualquer ação ou de tomar qualquer decisão, durante nossa vida inteira. Você não pode enganar sua consciência!
- Finalmente, nós devemos perguntar a nós mesmos, quem nos guiará para atingir e para permanecer no caminho verdadeiro? Como ensinado em muitas lições anteriores, Mawlana nos lembrou de sempre estar com os verdadeiros, os sadiqin, pois eles são aqueles que constantemente irão dar tal conselho verdadeiro. Aqueles que estão com os sadiqin, serão felizes e bem-sucedidos, eles encontrarão Allah, com faces radiantes, pois eles estarão entre aqueles que entenderam a jornada desta vida.
Com seu jeito quieto, humilde, calmo e não-presunçoso, Mawlana tinha de fato resumido nossa jornada mundana completamente, para aquele que busca cumpri-la em segurança.
Como nós atingimos a segurança?
Mantenha-se no caminho justo, a siratal mustaqim. E o que é este caminho justo? É o caminho da servidão, assegure-se que todas as suas ações são como as de um servo, assim como Rasulullah (saw).
Quem poderá me guiar/liderar neste caminho?
Os sadiqin (os verdadeiros), esteja com eles sempre.
Como eu evito extraviar-me do caminho?
Sempre pergunte para sua consciência, ela o guiará em todas as questões.
Quem ficará em meu caminho, quem irá bloquear meu caminho nesta jornada, com quem eu devo tomar cuidado?
Seu inimigo mortal, Shaytan; ele irá lutar para tirar seu pé deste caminho. Ataque-o com sua Espada Divina, nunca falha.
O que eu devo fazer, agora que encontrei meu caminho?
Pregue aos outros, compartilhe este conhecimento com eles, para que eles aprendam as respostas para todas estas perguntas.
Essas são lições realmente transformadoras de vida, se soubésseis!
Fatihah
You must be logged in to post a comment.